A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa termina no próximo dia 30, em quase todo o estado de Mato Grosso.
Dados do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso indicam que aproximadamente 14 milhões de bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade devem ser vacinados durante esta etapa.
O órgão do governo chama atenção do produtor para os prazos a serem cumpridos.
Após a imunização do rebanho, o produtor deve fazer a declaração da vacinação com a contagem dos animais por idade e sexo, juntamente da Nota Fiscal da compra das vacinas e apresentar no Indea do seu município, até o dia 10 de dezembro.
“O pecuarista mato-grossense já está acostumado com o calendário de vacinação, no entanto, deve-se atentar também aos prazos para comunicar”, alerta a diretora executiva da Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, Daniella Bueno.
A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de uma UPF, Unidade Padrão de Fiscal, por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a GTA, Guia de Trânsito Animal, por um período mínimo de 30 dias.
Vale lembrar que a vacina contra a febre aftosa teve dose reduzida de 5 ml para 2 ml na vacinação de bovinos e bubalinos.
O produtor pode aproveitar o manejo do rebanho para vacinar as fêmeas com idade de três a oito meses contra brucelose.
Fonte: Sapicuá Rádio News