Após mais de uma década, Governo retoma transplante de rins em Mato Grosso
16/01/2020 08:22 em Notícias

O procedimento de transplante renal, paralisado há 10 anos em Mato Grosso, foi restabelecido nessa terça-feira, dia 14, após a realização da primeira cirurgia que transplantou o órgão entre duas irmãs.

A cirurgia que durou aproximadamente 7 horas, sem nenhum tipo de complicação, foi realizada pela equipe do Centro Cirúrgico do Hospital Santa Rosa, unidade credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar a operação de transplante renal no Estado.

Este procedimento de transplante envolveu as irmãs Gracelise Betise da Silva Medrado de 42 anos, receptora do órgão, e Carmem Regina da Silva Medrado de 47 anos, a doadora.

O Governador Mauro Mendes, acompanhado da 1ª dama Virgínia Mendes, comemorou o resultado do retorno desse importante serviço de saúde do Estado.

Ele destacou que os pacientes que aguardam pelo procedimento poderão realizar a cirurgia que será ofertada pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

“Hoje é um dia muito especial na saúde pública no Estado de Mato Grosso. Depois de 10 anos que nós perdemos a habilitação para fazer transplante renal aqui nos hospitais do Estado de Mato Grosso.

E hoje nós temos a grata alegria de anunciar que foi feito, então, o 1º transplante de rim aqui no Estado de Mato Grosso.

Uma grande alegria. São quase mil pacientes no nosso Estado, que tem indicação clínica para transplante. Poderão procurar a nossa Secretaria, a própria Unidade para os procedimentos. Existe um procedimento pra isso e nos próximos meses, se Deus quiser, essas pessoas terão aí as suas dores, sofrimentos aliviados pela possibilidade desse procedimento que será feito em Mato Grosso.”

O resultado dessa grande conquista faz parte do esforço e dedicação também da 1ª dama Virgínia Mendes, sensível à causa, justamente por ter um rim transplantado há quase 6 anos e se tornou madrinha oficial da causa.

Virgínia acompanhou todas as etapas do processo de retomada do procedimento e manifestou alegria e agradecimentos com o retorno dos serviços.

“Estou muito feliz, agradeço à Deus, primeiramente, ao nosso Governador por estar por trás disso, a toda equipe médica, porque, graças à Deus, foi um procedimento realizado com muito sucesso.

E como transplantada, eu só tenho a agradecer e digo que não tenham medo do transplante, que você pode ser doador em vida, não precisa ser em cadáver, você pode ser doador em vida. Tá aqui o exemplo do meu marido, que me salvou e que está aqui, é um doador vivo.

As pessoas têm muito medo da doação, de fazer a doação, e a gente é uma testemunha que pode ser feito em vida e que salve uma vida com essa doação. E agradecer a equipe médica que foi maravilhosa, é uma equipe abençoada por Deus.

Só agradecer a Deus, ao Secretário Gilberto. É, assim, eu não tenho palavras, estou emocionada.”

O Programa de Transplante Renal iniciou suas atividades em 1999, porém, a última cirurgia de transplante de rim, realizada em Mato Grosso, ocorreu em maio de 2009.

De acordo com os dados da Central de Transplante da SES-MT, atualmente, 1800 pacientes estão realizando hemodiálise.

A estimativa é de que 50% dessas pessoas tenham indicação para o transplante renal.

Diante deste percentual, o Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, comemorou a reativação dos procedimentos de transplante renal do Estado.

“Apenas um único hospital de Mato Grosso se credenciou nessa empreitada que é de realizar o transplante de rim, e aí todo um processo foi formalizado junto ao Ministério da Saúde para receber esse credenciamento do Ministério da Saúde, atendendo a todos os requisitos estabelecidos hoje na portaria que regularize esse assunto no País junto a Central de Transplantes.

Graças à Deus, todos esses percursos já foram cumpridos. Hoje, o hospital está devidamente habilitado com todos os requisitos para fazer esse transplante, todos os exames necessários para estudar a possibilidade das pessoas doadoras, dos receptores para um procedimento cirúrgico foram realizados e nós estamos, nesse momento, comemorando a realização do 1º transplante após 10 anos de paralisação no Estado de Mato Grosso.

A reativação do procedimento cirúrgico de transplante renal irá geral uma economia no orçamento do Governo, de aproximadamente, 10 milhões de reais por ano, já que o Estado ficava responsável pelo custeio do tratamento fora do domicílio.

Outro importante benefício é a agilidade do processo para a realização da cirurgia aos pacientes de Mato Grosso. Agora o tempo de espera é reduzido e a SES garante aos pacientes toda a assistência com medicação, consultas e vigilância do processo.

 

 

Fonte: Boletins Paiaguás

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!