A notícia foi dada em primeira mão pelo prefeito Vanderlei de Abreu de Porto dos Gaúchos, que preside o Consórcio atualmente.
Segundo Vanderlei em entrevista nesta sexta-feira (16 de abril), a notícia pegou até mesmo ele de surpresa. O prefeito de Juara Carlos Sirena protocolou junto à diretoria o desejo de que Juara deixe de fazer parte do CISVA – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Arinos, que integra os quatro municípios do vale do Arinos; Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Juara e Tabaporã.
Vanderlei de Abreu disse durante a entrevista que ainda não sabe os motivos da decisão de Carlos Sirena, mas lamentou que caso isso viesse a ocorrer, de fato, todos os municípios da região, inclusive Juara serão prejudicados, pois terão que recorrer as especialidades médicas oferecidas atualmente pelo Consórcio em municípios, mas distantes como Juína e Sinop.
Porem Vanderlei disse também que se caso Juara deixar de integrar o Consorcio Regional de Saúde, Porto dos Gaúchos iniciará negociação para sediar as especialidades medicas demandadas pelo Consórcio. “Na segunda-feira agora faremos reunião com os prefeitos dos municípios que integram o Consórcio, e na terça-feira estarei em Cuiabá, já falei com a deputada Janaina e ela ficou de agendar uma reunião com o secretário estadual de Saúde. Sei que é difícil, mas caso ocorra isso, correremos atrás, pois Porto tem interesse. Mas acredito que o Carlos tomou a decisão em um momento de nervosismo, e talvez não seja o que ele queira de fato fazer, vou conversar com ele ainda hoje e vamos tentar resolver”, adiantou Vanderlei de Abreu.
Ainda este ano, o município de Tabaporã também manifestou publicamente desejo de deixar de integrar o Consorcio do vale do Arinos, e iniciou uma articulação para passar a integrar o Consorcio do Vale do Teles Pires, que já é composto por 15 municípios.
FONTE: PORTO NOTÍCIAS