Iniciou no último sábado, dia 01 de maio de 2021, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso, que já está em andamento nos municípios que ainda mantém a vacinação, como é o caso de Juara.
A etapa tem por finalidade imunizar milhares de cabeças de gado entre bovinos e bubalinos contra a doença e o processo de vacinação vai até o dia 31 de maio.
Os pecuaristas devem fazer a comunicação da vacinação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) até o dia 10 de junho.
Esta é a principal etapa da campanha nacional de vacinação, onde os animais de todas as idades serão imunizados. Vale lembrar que o Estado de Mato Grosso está há 25 anos sem registro da doença.
Após a vacinação, os pecuaristas podem também fazer a comunicação ao Indea via e-mail para as unidades locais do instituto preenchendo o formulário disponível no site encaminhando juntamente a cópia da Nota Fiscal da aquisição da vacina.
Médico veterinário do Indea de Juara, Francisco Valtenio Sales (Chiquinho) falou sobre o andamento da campanha no município e frisou que os pecuaristas não devem deixar a imunização de seu rebanho para a última hora, e que os mesmos devem fazer dentro do prazo previsto, uma vez que a vacina já está disponível nas revendas autorizadas em Juara.
O Indea, assim como todos os anos realiza o acompanhamento do trabalho de campo mesmo com a equipe reduzida de funcionários para esses fins.
FONTE: PORTAL DO ARINOS