Offline
Jovem contrai fungos no pulmão por uso de narguilé e passa por cirurgia em Cuiabá
18/06/2021 17:02 em Notícias

A jovem Livian Monteiro, de 19 anos, precisou fazer uma cirurgia de alto risco no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), na segunda-feira (14), para retirar partes de um dos pulmões que foram comprometidos por fungos contraídos pelo uso de narguilé. Desde quando descobriu a infecção chamada Aspergilose, a jovem moradora de Cuiabá tem relatado suas rotinas clínicas no Instagram.

De acordo com um relatado de Livian, feito no dia 20 de abril na rede social, ela começou a buscar por ajuda médica no início do mês após ter febre e sentir falta de ar. Na ocasião, ela e a família suspeitaram que fosse Covid-19.

“Desde o dia 3 de abril eu venho passando por vários médicos e vários exames, e ontem, dia 19, descobri que estou com fungos no pulmão. [...]. Esse fungo se chama Aspergilose e ele se prolifera rápido podendo atacar todos os meus órgãos. É uma corrida contra o tempo”, disse ela no vídeo.

A princípio Livian fez a gravação para pedir ajuda, pois a cirurgia custaria em torno R$ 150 mil em um hospital particular, entretanto ela conseguiu fazer pela rede pública. Com o acompanhamento de um médico pneumologista, a jovem conseguiu realizar o procedimento cirúrgico, que durou 6 horas, no HUJM. E agora se recupera do pós-operatório.

“A cirurgia é de alto risco e o pós-operatório não é fácil. É preciso ficar com um dreno o tempo inteiro durante uns 5 dias (vai de acordo com cada paciente). A dor é tanta que estou a base de morfina, mas mesmo assim ainda dói”, relatou a jovem ao publicar uma foto no Instagram.

 

Consumo de narguilé

Segundo Livian ela não fumava narguilé rotineiramente, o que mesmo assim não a livrou do fungo. “Não fumava com frequência, dá para contar nos dedos as vezes que fumei”.

Ainda conforme os relatos da jovem, foram três as possibilidades apontadas pelo especialista dela ter se contraído o fungo. “A água do narguilé poderia estar contaminada com o fungo; recipiente do narguilé mal lavado; ou alguém que estava fumando comigo poderia estar contaminado e passou por meio da mangueira”.

Livian ainda segue internada no hospital sem previsão de alta,. Na quarta-feira (16) ao fazer uma atualização em sua rede social, ela fez um apelo para as pessoas que fazem uso do narguilé. “Sejam cuidadosos e exijam sempre os devidos cuidados no uso do narguilé em tabacarias e lounges. Caso utilizem, tenham responsabilidade com você ou com o próximo. Não desejo isso a ninguém”, escreveu a jovem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NORTÃO NOTÍCIAS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!