Offline
Incêndio em Chapada já destruiu área equivalente a 8,4 mil campos de futebol
Notícias
Publicado em 25/08/2021

Quase seis mil hectares de vegetação já foram consumidos pelo incêndio de grandes proporções que atinge, há seis dias, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Florestal em Chapadas dos Guimarães (70 km de Cuiabá).

Uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros tem atuado desde 19 de agosto no combate às chamas, quando foram enviados uma equipe de 45 militares e três aeronaves. Nesta terça-feira (24), 40 bombeiros militares e dois civis ainda atuavam contra o incêndio. De acordo com a estimativa dos militares, são, aproximadamente, 5,9 mil hectares que já foram queimados desde o início do incêndio. O total equivale a 8,4 mil campos de futebol.

Apesar da dificuldade de atuação, em razão do tempo seco e do forte calor provocado pelas altas temperaturas, os Bombeiros avaliam as estratégias de contenção como positivas.

Eles ressaltam que, atualmente, resta apenas uma frente de fogo ativa, que se encontra entre o Rio Coxipó e uma área já queimada. Conforme os militares, o fogo tem avançado contra o vento, em direção a um aceiro natural.

Até o momento, os Bombeiros ainda não sabem como o fogo começou. Entretanto, a baixa umidade e o vento da região auxiliaram na propagação das chamas.

 

Histórico de queimadas

Por conta do tempo predominantemente seco e pela falta de chuva, é no mês de agosto que os casos de queimadas costumam se agravar em Mato Grosso. Em Chapada dos Guimarães a história não é diferente.

Em 2019 a comunidade, não apenas do município mas de outras cidades vizinhas, como Cuiabá, sofreu com um dos maiores incêndios da história, quando 50 mil hectares de área de proteção ambiental foram queimados.

Já em 2020, um incêndio iniciado também em 19 de agosto levou quase um mês para ser extinto Na ocasião, mais de 15 mil hectares de vegetação foram atingidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: REPÓRTER MT

Comentários
Comentário enviado com sucesso!