A Escola Estadual em Tempo Integral Daury Riva realizará durante o primeiro semestre de 2023 o projeto “Desert Rose Garden” que visa ensinar técnicas de cultivo e manejo de Rosas do Deserto à 40 estudantes e suas mães. A inciativa faz parte do programa de Disciplinas Eletivas, que são disciplinas de livre escolha do aluno, respeitando-se suas reais necessidades e interesses.
O projeto foi idealizado pelos professores Aparecido da Silva, Jacqueline Pintor Bordinhão e Gislaine Assunção Frizera, de Língua Inglesa, Ciências da Natureza e História, respectivamente. O professor Aparecido, além de docente na escola, possui um canal no Youtube, com mais de cem mil seguidores, específico para ensinar a cultivar Rosas do Deserto, se especializou em agronomia e atualmente é acadêmico no curso de paisagismo e jardinagem.
Para o professor, compartilhar esse conhecimento com a comunidade escolar possibilita aos alunos e suas famílias a gerarem uma nova fonte de renda. “Atualmente no Brasil existe muitas famílias vivendo do comércio de Rosas do Deserto e essa atividade ainda não é explorada em nossa cidade. Existem grandes viveiros que preferem adquirir plantas simples para fazerem “cavalos” para seus enxertos ao invés de cultiva-las. Também existem muitas pessoas que se especializam em enxertos e inovam com muitas variedades diferentes, raras e cobiçadas, o que facilita a comercialização. Nossa ideia é ensinar, de forma técnica e científica, nossos alunos e suas mães a fazerem o cultivo completo, desde a germinação e/ou estaquia, a enxertia, a polinização, o controle de pragas e doenças, a fertilização do solo e a nutrição da planta”. Explicou o professor.
Para a professora de Ciências da Natureza, Jacqueline Bordinhão, esse aprendizado trabalhado de forma técnica e cientifica será de muita valia, pois existem muitos mitos que atrapalham as pessoas a terem bons resultados com Rosas do Deserto. “As pessoas aprendem muitas coisas de forma errada e coloca isso em prática com suas plantas, comprometendo a floração e até a saúde de sua rosa do deserto. Um dos grandes mitos está relacionado a rega, as pessoas acham que rosa do Deserto, por ser do deserto, não precisa regar e esse fator atrapalha a fotossíntese da planta, podendo com o tempo deixá-la estéril”. Explicou Jaqueline.
Além dos conteúdos relacionados ao cultivo e à parte morfológica da planta, os alunos aprenderão conteúdos de língua inglesa, idioma no qual existe o maior número de estudos e pesquisas científicas publicadas sobre o gênero adenium, ao qual a Rosa do Deserto faz parte. Também serão ministrados conteúdos de história e geografia, por meio do qual os alunos conhecerão as regiões de onde as Rosas do Deserto são provenientes e seu aspecto histórico.
O projeto Desert Rose Garden teve início no ultimo dia 8 e acontecerá até o final do primeiro semestre, os professores envolvidos já planejam continuar as atividades no segundo semestre.
Assessoria da Escola Daury Riva
Publicado em 23 de Março de 2023 , 09h32 - Atualizado 23 de Março de 2023 as 09h34